Anúncio provido pelo BuscaPé

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Por que Amamentar é Preciso?


O leite materno é o único alimento que facilita o estabelecimento do vínculo afetivo mãe- filho.
Proporciona uma alimentação adequada, pois possui os nutrientes em quantidade e qualidade balanceados para o crescimento e desenvolvimento da criança

Proteção contra doenças:
Infecciosas (principalmente diarréias)
Prevenção de alergias
Prevenção de doenças graves como Diabetes, Hipertensão e Arteriosclerose
Provoca o desenvolvimento da estrutura facial e suas funções: mastigação, fala, respiração, alinhamento dos dentes.

Lembre-se que quanto mais a criança sugar maior é a quantidade de leite será produzida.

* O bebê deve ser colocado para mamar após o parto , isso ajuda a descida do leite
* Nos partos de gêmeos, as mamas produzem quantidade extra de leite, isto significa que esta mãe poderá amamentar naturalmente suas crianças.

Cuidados que a Gestante deve ter com os seios:

Durante a gestação e após as aréolas, que é a região mais escura das mamas, devem ser lavadas só com água, evitando-se o uso de sabonete , cremes, ou loções hidratantes. A gestante deve tomar banho de sol todos os dias nas mamas (15 minutos), o que ajudará a pele das aréolas e dos mamilos a tornarem-se mais fortalecidos para a amamentação evitando rachaduras.

Fissuras:
Ferimentos ao nível dos mamilos, causados pela pega incorreta das mamas, pelo uso de mamadeira, chucas ou chupetas.

Nos casos de fissuras dos mamilos, o próprio leite materno funciona como cicatrizante , basta para isso que você espalhe-o na área das aréolas e dos mamilos, antes e após colocar o bebê para mamar. Entretanto quando as fissuras já estiverem instaladas nos seios não significa que haja necessidade de suspender a amamentação. Nestes casos não devem ser usados cremes, pomadas, ervas, álcool, água boricada e nenhum produto à base de mercúrio. Coloque a criança em posição correta para mamar

A Hora da Amamentação:

O momento da amamentação deve ser o mais agradável possível tanto para a mãe como para o bebê, é um bom momento para conversar com seu filho (a) e expressar todo o carinho e ternura que você tem por ele ou ela.

Horário das Mamadas:

Não há necessidade de seu filho ter horário certo para receber o leite materno, ele solicitará quando estiver com fome.
O importante é deixar que a criança termine a primeira mama para que ela receba o leite até o fim, o leite do início da mamada tem menos gordura e, sustenta menos o bebê, a mãe deve deixar esvaziar uma mama primeiro e, só depois passar para outra, se o bebê ainda quiser . Na próxima mamada iniciar com o peito que deu por último ou com o que não foi dado .

“Tenho pouco Leite”

È preciso certificar-se de que isto é real, é bom verificar se acriança está ganhando peso, se está urinado bem, e se confirmar é necessário que se oriente a mãe para:
Se a criança adormecer durante a mamada, a mãe deve tocar suavemente as bochechas até que acorde, e não a deixar muito agasalhada enquanto amamenta.

Uso de Mamadeira:

O uso de mamadeira além de contribuir para a criança não aceitar o leite materno, poderá levar o bebê a apresentar dificuldades para falar corretamente algumas palavras, já que ele não fará o esforço necessário para o desenvolvimento dos músculos e ossos da face. Quando a mãe escolhe alimentar seu filho com mamadeira , há um menor número de sucções , deixando de existir a estimulação adequada dos músculos e ossos, a conseqüência é má formação na arcada dentária e flacidez da musculatura.

Chupetas:

As chupetas devem ser evitadas por que podem favorecer a presença de respiração bucal, flacidez na musculatura facial.
Posso oferecer chá ao bebê?
Os chás, ao contrário do que se pensa não melhoram as cólicas, nem acalmam o bebê, isto quer dizer que não devem ser oferecidos ao bebê.

Cólicas:
São mais intensas durante os dois ou três primeiro meses. Os exercícios de flexão das pernas ajudam a diminuir este desconforto.

As evacuações durante a amamentação:
Nos primeiros dias de amamentação é normal que o bebê tenha muitas evacuações liquidas amarelada e sem odor forte, não significa que ele esteja com diarréia e necessite de remédios ou chás obstipantes.
O Leite Materno por ser totalmente aproveitado pelo organismo da criança, pode fazer também com que o bebê passe dias sem evacuar, não há necessidade de ser trocado a alimentação e muito menos introduzir medicamentos
Até quando deve ser oferecido Leite Materno exclusivamente?
Os bebês devem ser alimentados exclusivamente ao seio até os 06 meses de idade

Lembretes:
Amamente exclusivamente e com a maior freqüência possível durante os meses de licença maternidade ou nos 4 primeiros meses.
Não inicie outros alimentos antes que seja realmente necessário
Continue a amamentar à noite, logo pela manhã e a qualquer hora em que esteja em casa
Aprenda a retirar leite por expressão
Amamente a criança tão logo você acorde, antes de sair para o trabalho
Não precisa aquecer o leite materno para dar à criança
Desmame:
Assim com a criança precisa sugar inicialmente para ajudar o desenvolvimento de estruturas orais, a parti dos 6 meses ele necessita começar mastigar para continuar o desenvolvimento e amadurecimento dessas estruturas. O desmame deve ser lento , observando-se a adaptação da criança.
As sopinhas devem ter os legumes amassados de garfo e oferecidos de colher
A partir dos 7 meses sempre que poder os pais devem oferecer pedaços de frutas e de pão para o bebê .
Os alimentos que contém fibras como beterraba, verdura, frutas ajudam a fortalecer os músculos e ossos da face.

Dicas para melhor alimentar sua criança:

1. Variar o máximo possível às frutas assim ela poderá conhecer os mais variados sabores
2. Usar pequena quantidade de óleo de milho, sal e cebola para temperar as sopas
3. As primeiras papas salgadas devem conter cereais (arroz, fubá, batata, macaxeira, macarrão)e legumes (cenoura, chuchu, abóbora e outros). O ideal é que no início só se utilize no máximo 4 alimentos numa papa.
4. Pode ser colocada tanto a carne bovina como o frango no preparo da sopa. Deve ser colocada só uma semana depois de ter iniciado a papa.
5. No início a criança deve receber cerca de 5 a 6 colheres de papa
6. Sempre que usar legumes procure escolher um de cada cor, exemplo: se utilizar a beterraba procurar não colocar cenoura ou abóbora , correrá o risco de ficar muito vermelha e doce.
7. As verduras também são importantes para sua criança (couve, espinafre, cariru,etc), são ricos em ferro.
8. Lembre-se sempre que o horário das refeições de uma criança deve ser muito agradável, e que se sua criança tem uma alimentação saudável ela terá mais disposição para brincar, aprender e crescer e se desenvolver.
9. Alho, cebola, salsinha podem ser usados com moderação.
10. Lembre que os alimentos devem ser os mais variados possíveis pois assim você estará ajudando seu filho a criar bons hábitos alimentares e a ter menos riscos de doenças.
Fonte: http://www.sopape.com.br

Nenhum comentário: